Mundo Acadêmico

Entenda a importância da produção científica para a sociedade

By 10/02/2020 setembro 2nd, 2020 No Comments

Basear-se em teorias conhecidas e comprovadas para criar novas descobertas é o ponto de partida para a produção científica. Esse método de produção de conhecimento apresenta rigorosos processos de análise, testes práticos e teóricos para avaliar se determinado produto, serviço ou teoria está coerente com a realidade.
A produção científica, embora seja pouco valorizada pela população leiga brasileira, ela é de extrema importância para o desenvolvimento do país. É por meio dela que novos testes para cura de doenças e a evolução tecnológica de ponta sejam efetivamente praticados no país, dentre outros fatores.
Quer saber mais sobre esse assunto? Acompanhe esse texto e descubra a importância do trabalho científico e como ele pode ser interessante para a vida estudantil. Confira!
Buscar soluções de problemas que atingem a sociedade
Recentemente o Brasil passou por uma crise de um novo vírus que causou morte e efeitos fisiológicos em muitas pessoas. Estamos falando do vírus da Zika. Graças à pesquisa de uma instituição de ensino foi possível perceber que o vírus é capaz de infectar o tecido cerebral de adultos e não apenas discretos, como se acreditava anteriormente.
Esse é um exemplo claro de que a produção científica busca soluções de problemas que atingem a sociedade. É por meio desse trabalho que se desenvolvem vacinas seguras e eficazes contra não apenas o vírus Zika, mas outros que podem atingir a população mundial.
Descobertas e desenvolvimento de novas teorias
A descoberta de que a Terra era redonda foi fundamental para o desenvolvimento de tecnologias que garantam a exploração aeroespacial. Por exemplo, se hoje o homem conseguiu instalar satélites ao redor da Terra e, até mesmo, avaliar a possibilidade de existir vida em Marte, foi graças à produção científica.
Dessa maneira, esse tipo de trabalho intelectual pode garantir descobertas e desenvolvimento de novas teorias. Com a ciência, é possível desfazer-se de preconceitos e estruturar novas formas de pensar na contemporaneidade.
Criação de novas perspectivas de transformação social
Muitas vezes a nossa vida corrida e que possui uma ocupação no mercado de trabalho acaba não recebendo de maneira ampla as modificações sociais pelas quais passamos. É preciso ter um olhar mais crítico e deslocado para poder elaborar novas perspectivas de transformação social.
Nesse sentido, a produção científica tem uma posição privilegiada. Por meio de muitos estudos, testes e análises da sociedade é possível identificar por quais mudanças estamos passando e inferir sobre as consequências para o futuro.
Dessa maneira podemos nos antever de catástrofes e de momentos em que podem prejudicar a nossa estabilidade democrática e humanitária.
Motivos para alunos atuarem em produção científica na faculdade
Sabemos que a faculdade oferece uma variedade de atividades. É possível, por exemplo, aventurar-se pelas empresas juniores ou começar a carreira docente por meio de projetos de monitoria. Cada uma dessas atividades tem um foco específico na formação profissional. A produção científica não é diferente. A seguir algumas das principais características:
Aquisição de conhecimento
O conhecimento é algo bastante contínuo. É preciso estar frequentemente lendo artigos e livros, além de participar de workshops e palestras para ter o saber em constante transformação. Portanto, o aluno que pretende adquirir conhecimento atualizado e mais aprofundado deve se dedicar à produção científica.
Preparação como profissional
A produção científica é uma ótima oportunidade para a excelência profissional. Isso não quer dizer apenas quanto a experiência docente, mas tem a ver com a atuação no mercado de trabalho tradicional. Isso porque a produção científica garante que o estudante tenha uma análise mais crítica e desenvolva as soluções mais inovadoras.
Essas foram algumas informações sobre a produção científica. Para encontrar um bom grupo de pesquisa é necessário realizar networking, ou seja, conhecer pessoas que estão ligadas ao tema que você quer pesquisar. Assim, você cria amizades e colegas de pesquisa.
Quer receber novidades sobre a vida acadêmica? Assine a nossa newsletter.

Leave a Reply

X