Pós-Graduação em

Psicoterapia Corporal com Ênfase em Análise Bioenergética

Sobre o Curso

A Análise Bioenergética é uma abordagem Psicoterapêutica Corporal fundamentada na psicanálise e na psicologia corporal, com base nos estudos de Wilhelm Reich e desenvolvida por Alexander Lowen. Esta especialização lato sensu oferece formação aprofundada com reconhecimento internacional pelo International Institute for Bioenergetic Analysis (IIBA), integrando corpo/mente e emoção como base terapêutica.

O curso constitui uma oportunidade para profissionais da saúde mental e áreas afins aprofundarem suas práticas com respaldo técnico, teórico e vivencial, dentro de uma proposta acadêmica inovadora que articula os referenciais da Análise Bioenergética ao contexto clínico contemporâneo.

Objetivo Geral

Apresentar os fundamentos teóricos e as aplicações da Análise Bioenergética, aos profissionais da Psicologia e Ciências afins, proporcionando os conhecimentos necessários para lidar com os desafios pessoais e laborais atuais.

Processo de Avaliação

Os alunos deverão se reunir em pequenos grupos e responderem questões sobre o conteúdo da aula. O professor do módulo vai sugerir uma ou duas questões que servirão como disparadores para essa conversa. Cada grupo elegerá um redator que redigirá um breve sumário das reflexões e aprendizagens partilhadas no grupo. Uma nota será atribuída a todos os membros de cada grupo. O professor encarregado de cada módulo vai atribuir essa nota de avaliação.

⁠Metodologia de Ensino

Aulas teórico-vivenciais. As aulas serão presenciais majoritariamente. Alguns temas teóricos serão apresentados online.

A frequência será presencial, sendo que 30% da carga horária de cada ano poderão ser online.

Público Alvo

Profissionais graduados em Psicologia, Medicina, Fisioterapia, Educação Física, Enfermagem, Terapia Ocupacional e áreas afins, com interesse em aprofundar a abordagem psicoterapêutica corporal em sua atuação profissional.

Duração

24 meses

Carga Horária

360 horas

Formato

Híbrido (semi presencial)

Periodicidade

Mensal (aulas no sábado e domingo)

Sábado das 8h as 18h

Domingo das 8h as 13h

Valor

24x de R$ 950,00

Coordenador do Curso

Mary Lee Santos

Especialista e Mestre em Ciências da Educação

Mestre em Ciências da Educação, Especialista em Recursos Humanos e Desenvolvimento, Especialista em Integração da Espiritualidade na prática clínica (cursando, a concluir em julho de 2025), Psicóloga CRP: 05/44438, Professora Universitária, Pedagoga, Psicanalista, Analista Bioenergética, Supervisora Clínica, Trainer Local – ECO FORMAÇÃO Sul Capixaba. E.S, Ex Diretora Científica da SABERJ, Trainer Local e Supervisora Clínica ECO FORMAÇÃO Sul Capixaba. E.S, Professora na SABERJ, Associada:  CRP RJ, IIBA,  SABERJ, CPRJ. IPPES. Membro: FLAAB. ULAPSI. FENPB.

Cronograma e Módulos

Módulo 1: Introdução à Psicoterapia Corporal: Freud, Reich e Lowen

Módulo 2: Introdução à Análise Bioenergética: entrevista inicial, setting, contrato e finalização

Módulo 3: Energia, Respiração e Grounding

Módulo 4: Análise Bioenergética: o processo terapêutico e a relação terapêutica

Módulo 5: Psicologia do Self - Narcisismo

Módulo 6: Organização do Caráter Esquizóide: Função Existência

Módulo 7: Organização do Caráter Oral: Função Nutrição

Módulo 8: Organização do Caráter Psicopata: Função Controle

Módulo 9: Organização do Caráter Masoquista: Função Autonomia

Módulo 10: Organização do Caráter Histérico: Função Fálica

Módulo 11: Transtorno de Personalidade Borderline

Módulo 12: Transferência, contratransferência e resistência

Módulo 13: Personalidades narcisistas

Módulo 14: Sexualidade, Contato e vínculo. Teoria do Apego

Módulo 15: Dinâmicas corporais: aspectos clínicos. Leitura corporal

Módulo 16: Terapia com crianças: Jogos Infantis

Módulo 17: Sonhos

Módulo 18: Trauma, Estresse e suas Consequências em Experiências Traumáticas. Treinamento de Atendimento

Módulo 19: Análise do Caráter: Teoria e técnica I

Módulo 20: Análise do Caráter: Teoria e técnica II - Supervisão

Módulo 21: Psicopatologias e Transtornos I

Módulo 22: Psicopatologias e Transtornos II – Supervisão

Módulo 23: Exercícios de Análise Bioenergética I

Módulo 24: Exercícios de Análise Bioenergética II - Supervisão